Um relatório realizado
nos Estados Unidos mostra que o número de pastores e igrejas que
participam das redes sociais cresceu no último ano. A pesquisa foi
realizada pelo Grupo Barna que notou que o público mais jovem é o que
mais participa dessas redes.
Sobre os usuários pastores, o estudo
mostrou que 23% dos líderes religiosos já estão no Twitter, um aumento
de 77% em número de usuários pastores comparado a 2011. No Facebook o
crescimento também foi significativo, 66% em 2012 sendo que no ano
anterior o número era de 59%.
As contas que são usadas pelas igrejas, e
não em nome dos líderes, também cresceram. O Grupo Barna anotou que uma
em cada cinco igrejas nos Estados Unidos já usam o Twitter e que 70%
delas já possuem páginas no Facebook.
Um dado interessante é que as igrejas
com mais de 250 membros são as que mais participam das redes sociais,
mas são poucos os líderes que usam as redes para que os fiéis participem
com perguntas sobre pregações.
Outro dado levantado é que quanto mais
jovem for o líder da igreja, maior é a sua participação nas redes
sociais. A faixa etária entre 29 e 47 anos representam 39% dos pastores
participantes nas novas mídias. Entre os que possuem mais de 67 anos a
participação é de apenas 6%. Só no Facebook, 86% dos pastores com
páginas estão na faixa entre 27 e 47 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário