segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Você sabe realmente o que é Bulling?


É uma situação onde ocorrem agressões verbais ou físicas de maneira intencional, de repetidas depreciações. Na maioria das vezes acontece nas escolas, o que não tira o fato de ocorrer também nas universidades, no local de trabalho ou até mesmo na própria família.
Bulling na escola
Termo: Esse termo Bulling vem do inglês bully que significa valentão, mas que pode ser facilmente identificado como uma ameaça, intimidação e humilhação. É uma das formas de violência que mais cresce e atingem principalmente crianças, jovens e adolescentes, geralmente o alvo são aquelas pessoas de baixa autoestima e retraídas. Pode ocorrer com aspectos religiosos, culturais, físicos entre outros.
Aluna alvo de bulling
O alvo: normalmente o aluno que é alvo de bulling sente-se com medo e vergonha de ir à escola, caindo seu rendimento e desempenho escolar e acaba, muitas vezes, abandonando os estudos. As vitimas normalmente não procuram ajuda e nem querem falar sobre a questão e acabam “aceitando” os insultos para não piorar ainda mais a situação constrangedora que estão vivendo.
Reagir às agressões
Reação: alguns até reagem com agressividade e muita ansiedade querendo passar uma falsa impressão de valentia, ou ainda escolhem outros colegas e passam praticar o Bulling, sendo ao mesmo tempo agressor e alvo de chacotas, o que torna a situação ainda mais complicada.
Professor em sala da aula
O que o professor pode fazer? logo que for identificado deve-se intervir, pois ele não pode ser conivente com tal situação. Ele tem o papel de incentivar o respeito mutuo, a recuperação de princípios e a capacidade de aceitação entre as diferentes religiões, culturas e crenças. Com o apoio de um material didático trabalhar essas diferenças em sala de aula.
Colegas de sala
Quanto ao demais alunos: quem perceber que um colega é alvo de Bulling, deve procurar a direção da escola comunicando o que esta acontecendo, pois se identificado logo no começo e houver intervenção rápida por parte dos responsáveis, não se corre o risco de agressões futuras.
São pequenas atitudes de alunos, pais e professores que se somadas terão papel fundamental contra esse tipo de violência que às vezes passa despercebida, mas que se constante trás consequências terríveis físicas e emocionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário